Entre 1990 e 1991, na “guerra” entre as editoras Abril e Globo, dois materiais se destacaram por serem com arte pintada e por serem roteirizados pelo mesmo escritor. Pela Globo foi Moonshadow, minissérie em 12 edições com roteiro de J. M. DeMatteis e arte de Jon J. Muth, com o auxílio de Kent Williams. Pela Abril, saía Blood – Uma História de Sangue, minissérie em quatro edições, também com roteiro de DeMatteis, mas com arte de Kent Williams. Ambas foram lançadas originalmente nos Estados Unidos pelo selo Epic da Marvel Comics em meados da década de 1980 e, alguns anos depois, novamente ambas, foram compradas pela DC Comics e foram republicadas pelo selo Vertigo. Recentemente a Dark Horse lançou uma edição definitiva de Moonshadow, base da edição que chegou ao Brasil pela editora Pipoca & Nanquim. Já Blood, também pela P&N, foi licenciada diretamente com os autores. Confira as sinopses e capas destes dois clássicos dos quadrinhos:

Moonshadow – Um dos maiores clássicos das histórias em quadrinhos, criado por J. M. DeMatteis e Jon J. Muth, retorna em edição definitiva. Acompanhe a trajetória de Moonshadow, um jovem romântico, fruto do relacionamento de uma terráquea com um ser alienígena, durante sua jornada do despertar. Tendo vivido boa parte da existência em um zoológico espacial que reúne espécimes abduzidos de todo o cosmo pela misteriosa raça de esferas sorridentes conhecidas simplesmente como Des-Mesus, o inocente Moon — cujo conhecimento das coisas se baseia apenas em livros e no que sua mãe hippie lhe contava — parte em uma aventura ao lado do canalha Ira e do fiel gato Frodo, para descobrir que a vida é muito diferente do que ele imaginava. Para bem ou para mal. Ao longo de um mar de desbravamentos, vai-se costurando uma narrativa que discute vários assuntos de interesse humano, ao mesmo tempo em que Moonshadow amadurece e avança rumo ao seu destino. Política, religião, filosofia, sexo, amor, guerra, morte e vida são alguns dos temas habilmente abordados pelos autores conforme o nosso herói e sua trupe se envolvem nas mais distintas e fantásticas situações. Além de compilar as doze edições originais da minissérie, esta versão definitiva reúne o conto ilustrado Adeus, Moonshadow, que se passa anos após o término da saga, um prefácio exclusivo de J. M. DeMatteis, páginas originais do roteiro e as ideias preliminares que deram origem a uma das maiores e mais lembradas histórias de ficção e fantasia dos quadrinhos de que se tem notícia.
- Autores: J. M. DeMatteis, Jon J. Muth e Kent Williams
- Conteúdo: Moonshadow (1985) #1 a 12 e Farewell Moonshadow (1997)
- Estrutura: capa dura com 540 páginas

Blood – Uma História de Sangue – Um bebê é encontrado por uma jovem em um rio e criado até o início da idade adulta, quando é deixado aos cuidados do Monastério para ser iniciado nos ensinamentos de Deus. Quando o rapaz descobre que não é a mão divina que escreve os livros que regem sua doutrina, mas sim a de seu mentor, ele se sente traído e parte, mas não sem antes assassinar o homem, em um acesso de fúria. Sem rumo certo, ele dá início a uma jornada de autoconhecimento, até se deparar com uma tribo de vampiros em uma floresta que, contra a sua vontade, o transforma em um deles. Nesse dia nasce Blood, o vampiro. Escrita por J. M. DeMatteis e com arte pintada de Kent Williams, Blood – Uma História de Sangue narra uma jornada metafórica pelos caminhos do interminável ciclo da vida para encontrar as sementes da redenção e do amor eterno. Uma vida tomada pela sede de sangue.
- Autores: J. M. DeMatteis e Kent Williams
- Conteúdo: Blood: A Tale (1987) #1 a 4
- Estrutura: capa dura com 196 páginas
