O Árabe do Futuro, de Riad Sattouf

Traduzido em vários idiomas, O Árabe do Futuro é um relato literário na forma de quadrinhos, escrito e ilustrado pelo quadrinista francês Riad Sattouf. Premiado no Festival de Quadrinhos de Angoulême, a série já ganhou quatro volumes no Brasil pela Intrínseca. Confira as sinopses e detalhes:

O Arábe do Futuro – Vol.1: Uma Juventude no Oriente Médio (1978-1984) – Nascido na França em 1978, filho de pai sírio e mãe bretã, Riad Sattouf viveu uma infância peculiar. Ele tinha apenas três anos quando o pai recebeu um convite para lecionar em uma universidade da Líbia. Em Trípoli, o menino entrou em contato com uma cultura completamente distinta e precisou superar o estranhamento diante de novos costumes – experiência que se repetiria pouco depois na Síria, quando o pai foi trabalhar lá. Com o olhar inocente de uma criança, Riad oferece um importante relato sobre os contrastes entre a vida na França socialista de Mitterand e os regimes autoritários na Líbia de Kadafi e na Síria de Hafez al-Assad. Vencedor do prêmio principal do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, em 2015, O Árabe do Futuro é um relato literário pleno em forma de quadrinhos: com traço simples e narrativa fluida e descontraída, Riad fornece ao mesmo tempo uma análise antropológica do embate entre o Ocidente e o mundo árabe e um autorretrato de sua própria infância plural. Capa cartonada com 160 páginas. Também disponível em formato digital.

O Arábe do Futuro – Vol.2: Uma Juventude no Oriente Médio (1984-1985) – Segundo volume da premiada série O Árabe do Futuro, que narra a infância nada comum do quadrinista Riad Sattouf no Oriente Médio. No primeiro volume (1978-1984), o pequeno Riad, filho de pai sírio e mãe bretã, passou os primeiros anos de vida dividido entre a Líbia, a Bretanha e a Síria. Nessa sequência, ele narra os choques de seu primeiro ano como aluno de uma escola síria, onde enfim aprende a ler e escrever em árabe enquanto enfrenta um ambiente rígido e violento. Ele também conhece mais a fundo a família paterna e, apesar dos cabelos louros e das semanas de férias na França com a mãe, faz todo o possível para se tornar um verdadeiro sírio e encher o pai de orgulho. Capa cartonada com 160 páginas. Também disponível em formato digital.

O Arábe do Futuro – Vol.3: Uma Juventude no Oriente Médio (1985-1987) – Chega às livrarias o terceiro volume da premiada série O Árabe do Futuro, que narra a infância nada comum do quadrinista Riad Sattouf, passada entre a Líbia, a Bretanha e a Síria. No mais novo capítulo da história do adorável menino de cabeleira loura e cacheada e de sua família itinerante, vemos um Riad no alto de seus sete anos, tentando a seu modo se adequar aos costumes e às dinâmicas do vilarejo em que mora na Síria e se entrosar com seus primos e amigos da escola. Entre armas de brinquedo, jejuns, professores com ares de James Dean, brigas familiares e um amor incondicional por Conan, o Bárbaro, o pequeno Riad testemunha, mais do que o ambiente político explosivo da Síria de Hafez Al-Assad, a crise que se abate sobre a família. A mãe está farta das restrições e das condições precárias de vida, enquanto o pai se vê cada vez mais dividido entre suas aspirações profissionais, as reivindicações da esposa e o peso da tradição. Capa cartonada com 152 páginas. Também disponível em formato digital.

O Arábe do Futuro – Vol.4: Uma Juventude no Oriente Médio (1987-1992) – No quarto volume da série, o quadrinista Riad Sattouf narra sua passagem da infância à adolescência, a deterioração de sua família e os conflitos no Oriente Médio nos anos 1990. Há quem pinte a infância e o passado como um borrão esmaecido, mas esse definitivamente não é o caso do premiado quadrinista Riad Sattouf. Com cores vibrantes, traço único e uma narrativa ao mesmo tempo crítica e bem-humorada, o autor traça com maestria suas vivências de uma juventude nada comum, passada entre o Ocidente e o Oriente Médio. No quarto volume da série O Árabe do Futuro, Riad tem 9 anos e começa a compreender a dinâmica complicada de suas famílias — na França e na Síria —, os preconceitos vindos dos dois lados, o comportamento cada vez mais radical e insensato do pai e os conflitos no Oriente Médio nos anos 1990. Além disso, a chegada à adolescência traz outro embate explosivo: o amor. Se nos livros anteriores os dilemas eram causados principalmente por fatores externos, agora Riad vai ter que aprender a lidar com conflitos pessoais. Nessa transição, ele se torna alvo dos garotos populares na escola, que implicam com seu jeito de falar, com seu sobrenome árabe e até com seu novo corte de cabelo. A sorte é que nesse momento Riad também vai descobrir grandes paixões, como o desenho, o videogame e as garotas. Capa cartonada com 288 páginas. Também disponível em formato digital.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo