Anne Frank: três biografias em quadrinhos

Em 2017, três editoras brasileiras lançaram biografias em quadrinhos sobre a vida de Anne Frank e sua família em meio à Segunda Guerra Mundial: Companhia das Letras através do selo Quadrinhos na Cia., a Editora Autêntica através da Nemo e a Editora Record. Cada adaptação foi contada e ilustrada de uma maneira, mas com a mesma emocionante e trágica história de vida da pequena Anne. Confira as sinopses e capas de cada volume:

O Diário de Anne Frank em Quadrinhos – Em 1942, Anne Frank, uma garota judia de apenas 13 anos, é forçada a se esconder com a família diante das constantes ameaças dos nazistas. Em seu diário, ela narra a própria história, privada do mundo exterior, enquanto sonha em ter sua liberdade de volta. Por meio dele, podemos acessar os sentimentos mais profundos da garota que, presa por tanto tempo em um pequeno abrigo com outras sete pessoas, ainda se revela uma jovem engraçada, sensível e cheia de esperança. Anne Frank não conquista a tão sonhada liberdade, mas sua história sobrevive. O Diário de Anne Frank em Quadrinhos é uma adaptação do título O Anexo: Notas do Diário de 12 de junho de 1942 a 1º de agosto de 1944, um relato doce e, ao mesmo tempo, melancólico da menina judia e sua experiência durante a Segunda Guerra. Por Mirella Spinelli. Capa cartonada com 96 páginas. Editora Nemo.

Anne Frank: A Biografia Ilustrada – Com acesso total aos arquivos da Casa de Anne Frank, em Amsterdã, Sid Jacobson e Ernie Colón realizaram esta extraordinária graphic novel. A partir de intensa pesquisa e cuidadosa contextualização histórica, os autores reconstituem a vida de Annelies Marie Frank, do seu nascimento, em junho de 1929, até sua morte precoce, em março de 1945, de tifo, no campo de concentração de Bergen-Belsen. Em julho de 1942, Anne, seu pai, Otto, sua mãe, Edith, e sua irmã mais velha, Margot, passaram a viver em um esconderijo em um prédio de Amsterdã para escapar dos nazistas que ocupavam a Holanda durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, escreveu a maior parte do diário que se tornaria, nas décadas seguintes, o mais célebre testemunho dos horrores do holocausto. Por Sid Jacobson e Ernie Colón. Capa cartonada com 160 páginas. Quadrinhos na Cia.

O Diário de Anne Frank – Edição especial em quadrinhos de um dos livros mais importantes do século XX. O Diário de Anne Frank, o depoimento da pequena Anne, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Suas anotações narram os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto. Lançado em 1947, o diário tornou-se um dos livros mais lidos do mundo. O relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX. Uma poderosa lembrança dos horrores de uma guerra, um testemunho eloquente do espírito humano. Isolados do mundo exterior, os Frank enfrentaram a fome, o tédio e a terrível realidade do confinamento, além da ameaça constante de serem descobertos. Nas páginas de seu diário, Anne Frank registra as impressões sobre esse longo período no esconderijo. Alternando momentos de medo e alegria, as anotações se mostram um fascinante relato sobre a coragem e a fraqueza humanas e, sobretudo, um vigoroso autorretrato de uma menina sensível e determinada, cuja vida foi tragicamente interrompida. Por Ari Folman e David Polonsky. Capa cartonada com 160 páginas. Editora Record.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo