
Com uma aguardada nova adaptação cinematográfica praticamente pronta, Duna, a obra-prima de Frank Herbert (1920-1986), ganha versão em graphic novel pela editora Íntriseca. Prevista para ter três partes, Duna Graphic Novel foi lançada nos Estados Unidos em novembro pela editora Abrams ComicArts, com roteiro de Brian Herbert, filho do autor, e Kevin J. Anderson, com arte e cores de Raúl Allén e Patricia Martín.
Lançado em 1965, o livro revolucionaria por completo a ficção científica e se tornaria um marco da literatura e da cultura pop. Com sua narrativa inovadora, unindo aventura, fantasia, religião, política, tecnologia e ecologia, Duna é uma das sagas mais bem-sucedidas da história e inspirou outros clássicos, como Star Wars, Blade Runner e Alien.

Num futuro distante, a casa Atreides, liderada pelo duque Leto, se prepara para uma jornada até o planeta desértico de Arrakis. Também conhecido como “Duna”, esse lugar cercado de mistérios e perigos é a única fonte da substância mais valiosa do cosmos. O duque precisará se aliar aos nativos, os fremen, se quiser impedir que a casa Harkonnen assuma o controle do planeta. E é lá que seu filho, Paul, conhecerá seu destino. O jovem pode ser a chave de um plano traçado há séculos e uma peça importante no jogo de poderes do império. Duna Graphic Novel – Volume 1 tem 176 páginas e está em pré-venda. Disponível em capa dura e formato digital.
Algumas observações: Duna já havia ganhado adaptação cinematográfica em 1984, dirigida por David Lynch. Em 1985, ganhou versão em quadrinhos pela Marvel Comics, com roteiro de Ralph Macchio e arte de Bill Sienkiewicz. Da nova adaptação, além das três graphic novels – essa primeira e mais duas que devem ser lançadas no decorrer de 2021 -, há também um material lançado pela Boom! Studios, Dune: House Atreides, também com roteiro de Brian Herbert e Kevin J. Anderson, série em 12 edições que serve como prelúdio de Duna, e que até agora teve três números lançados nos Estados Unidos.
